Análise cromática: Decifrando a técnica com Gabriela Ganem

Olá, meu nome é Gabriela Ganem, sou consultora de imagem e obcecada por cores. E pode me chamar de Gabi. Tive o enorme prazer de ser convidada pelo Chata de Galocha para fazer uma série de posts sobre o meu assunto favorito: a análise cromática. Neste post inaugural, vou fazer um resumo do que é esta técnica e, ao longo das semanas, vou trazer mais informações e exemplos para cada uma das cartelas de cores. 

Talvez você já tenha escutado nomes como “inverno vivo”, “primavera clara” ou “outono quente” por aí. Se você não faz ideia do que estão falando, deixa que eu explico: já vestiu uma peça e sentiu que não caiu muito bem? Se viu abatida ou amarelada, por exemplo? Isso acontece porque as cores interagem com o nosso colorido. O que a análise cromática faz é decifrar quais tons vão nos trazer mais benefícios. O processo resulta em 12 variações de paletas, que levam os nomes das estações.

Nesta imagem, quem está melhor? São a mesma Blake Lively, em fotos iguais, mas com roupas em cores diferentes. Dá para perceber como no verde o rosto dela reluz? A pele parece mais luminosa, colorida, viçosa e seus olhos acendem. Já no preto… Bom, ainda é Blake Lively, mas talvez não em sua melhor versão. Eu tenho um palpite já há algum tempo de que ela fica melhor com cores vivas, claras e mais quentes – características das cartelas de primavera, que veremos melhor ao longo desta série de posts.

Estas cartelas são uma síntese de três dimensões das cores: temperatura (quente x frio), intensidade (vivo x opaco) e profundidade (claro x escuro). Imagine um verde. Em qual você pensou? Militar, bandeira, abacate, musgo, água… Estas dimensões das cores são o que fazem um verde ser diferente do outro. E o que a análise cromática faz é uma sequência de testes que nos permitem entender como a nossa pele e demais traços vão responder a estas variações. O resultado pode ser aplicado nas roupas, acessórios, cabelo, maquiagem e o que mais estiver no campo visual do seu rosto. Já ponderou se o cabelo ruivo poderia ficar legal em você? E qual ruivo? Já hesitou entre o dourado e o prateado? Entre o brilho e o fosco? Ou até entre um vestido de noiva branco ou offwhite? Estas são algumas das muitas respostas que a análise cromática nos traz.

Fonte deste artigo: Chata de Galocha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carrinho de compras
Posso ajudar?